08 outubro 2006

INSTITUTO AMAS: 1º ANIVERSÁRIO

A atual situação política brasileira tem nos mostrado, e confirmado, que não existe um “salvador da pátria”, seja personificado, ou representado por algum pequeno grupo. Cada vez mais se verifica que a concreta transformação social somente se dará a partir da organização (e ação) de estudantes e trabalhadores, do campo e da cidade, deste país e do mundo todo.

É justamente com esta compreensão que em abril de 2005 nasce oficialmente o Instituto Amazônia Solidária e Sustentável, ou simplesmente Instituto AMAS. Sendo este nascimento fruto de uma “gestação” que durou 12 meses (começou em abril de 2004). Certamente um período que ajudou a melhor formar o seu “corpo”, bem como a “mente” de seus pais e mães.

Assim, já nasce sabedor de que sua missão será, por muitos e muitos anos, ou quem sabe, por toda a sua vida, intervir na sociedade com uma perspectiva de transformação nas relações econômicas, ambientais, sociais, políticas e culturais, integradamente, almejando-as justas e igualitárias.

A coerência com sua missão, e com seus princípios, é fundamental para a garantia dos objetivos propostos pelo instituto, tarefa esta cheia de obstáculos, principalmente quando no ano da comemoração de seu 1º aniversário verificam-se também os 16 anos de aplicação do projeto liberal no Brasil, 12 anos no Pará, o 1º ano do assassinato da irmã missionária Doroth Stang e os 10 anos do covarde massacre de Eldorado do Carajás, execrável obra prima do médico e ex-governador tucano Almir Gabriel (e de sua PM) que, como diz um sábio cartaz, “não perdoaremos, nem esqueceremos!”.

Neste pouco tempo de vida o Instituto AMAS já realizou algumas importantes atividades, entre estas estão oficinas de formação no município de Gurupá/PA; participação no Fórum Paraense de Educação do Campo e no Fórum de Segurança Alimentar; bem como parcerias e contatos com diversas organizações dos movimentos sociais e populares existentes na região amazônica.

Observa-se que uma das grandes contribuições, que este instituto pode dar ao processo de transformação social, está pautada na compreensão de formação técnica e política de seus membros, bem como de todos aqueles que com ele se relacionem, procedimento que tem como finalidade garantir uma intervenção mais qualificada e propositiva nas diversas áreas discutidas, bem como nos trabalhos realizados. Um dos exemplos desta compreensão são os grupos de estudos implementados como estratégia de aprofundamento do conhecimento para a ação.

Finalmente, as associadas e associados do Instituto AMAS, sabedores das dificuldades e sacrifícios que já foram feitos, e também dos que ainda serão, agradecem a todas as organizações e colaboradores, amigos e amigas que tem contribuído com o desenvolvimento deste instituto. Sabemos que com este apoio nossa missão, motivo de nossa existência, certamente será alcançada.