27 agosto 2008

Pastorais da CNBB e Entidades desmentem matérias sobre ocupação de ferrovia

Nota de Repúdio

As Pastorais e Organismos da CNBB, CRB, COMITÊ DOROTHY, E MOVIMENTOS SOCIAIS, vêm a público repudiar as práticas sensacionalistas da Imprensa Jornal O Liberal e Jornal Amazônia a qualquer distorção de fatos, como o ocorrido no dia 21.08.08, na nota publicada pelo Jornal O Liberal e Jornal Amazônia, sobre o encontro da Campanha “Justiça nos trilhos” que aconteceu na sede da CNBB, no dia 19 e não no dia 20, como o jornal noticiou.
As Pastorais da CNBB e as demais Entidades não fazem “apologias ao crime” e sim, apóiam todas as lutas legítimas feitas em defesa da vida e na conquista dos direitos humanos. A Igreja, seguidora e fiel às propostas de Jesus Cristo “que veio para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10) desempenham um papel profético na defesa dos direitos humanos. Nossas ações são pensadas a partir da Palavra de Deus e da realidade construída pelos homens. Nossa práxis é o diálogo, o respeito e, sobretudo, é dar testemunho; agimos pacificamente e acreditamos na paz e na construção de um mundo justo e igualitário. Vamos sempre defender a vida e lutar contra qualquer tipo de ato que prejudique o meio ambiente e a dignidade da pessoa humana.
Historicamente, a Imprensa nem sempre tem sido instrumento de defesa de direitos humanos. Muitos profissionais produzem matérias sem terem a sensibilidade e o compromisso com a verdade e com a justiça, fomentando a criminalização de instituições e dos defensores dos direitos humanos. Um exemplo da falta de verdade está contido nas matérias “Grupo planeja ocupação de ferrovia” (O Liberal, caderno Atualidades, Pág. 5, 21-08-08), “Igreja se une ao MST” (Amazônia, caderno Gerais Pág. 10, 21-08-08), “Ocupação de ferrovia causa polêmica” (O Liberal, caderno Atualidades, Pág. 9, 22.08.08), “Pecadores e Criminosos” (caderno Editorial, Pág. 2, 22-08-08), nas quais, de forma irresponsável, citam pessoas e entidades que não estavam presentes na reunião do dia 19-08-08, assim como as referidas matérias distorcem a temática discutida durante essa reunião.
As Pastorais da CNBB e as Entidades estão indignadas com papel difamador, que vem sendo desempenhado pela Imprensa, atingindo entidades e pessoas de direitos humanos, pois difamação não é só um pecado punido pelas leis de Deus, como punido pela lei dos homens e responsabilizam a Imprensa pela publicação de matérias difamatórias, sem nenhum fundamento. Essas matérias contra a CNBB, CRB, MISSIONÀRIOS COMBONIANOS, COMITÊ DOROTHY e as LIDERANÇAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS só afirmam que o grupo O Liberal não tem compromisso com a verdade.
Fazemos nossas as palavras da Campanha “Justiça nos Trilhos”, organizada por pessoas sérias competentes e comprometidas com a causa da justiça do amor e da paz.

Belém, 21.08.08 - Nota da campanha “Justiça nos Trilhos” ao jornal “O Liberal”