12 setembro 2007

Estado do Amazonas precisa de plano nutricional para crianças

A Secretaria de Saúde do estado do Amazonas e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apresentaram em um encontro finalizado nesta terça-feira (11), em Manaus, os resultados de um estudo que serão utilizados para a criação de um plano de combate à desnutrição das crianças com menos de cinco anos da Região.
Realizado em 2006, o estudo avaliou quase cinco mil crianças de 43 municípios. Até o ano passado, o estado não tinha realizado nenhuma pesquisa que avaliasse a situação nutricional das crianças.
De acordo com a coordenadora da Secretaria de Saúde do Amazonas que esteve presente no encontro, Ester Mourão, a desnutrição no Amazonas está relacionada com a falta de assistência social e educação.
“A gente observou que nem todas as pessoas tinham acesso a serviços públicos. A baixa renda também foi evidenciada e é claro uma prevalência de desnutrição nas famílias de baixa renda e baixa escolaridade”.
Ester afirma que a desnutrição é maior no interior do que na capital. Os números apontam que a situação é mais grave na Região amazônica do que no semi-árido nordestino.
“Aí você reforça a intervenção do governo federal no semi-árido, da Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] com programas de resgate de cidadania, com programas de inclusão social e então percebemos o resultado. E por outro lado, na região Norte, os estados foram esquecidos”.
A pesquisadora questiona que nem sempre os recursos que o governo federal passa para a campanha de vacinação são suficientes, fator que complica ainda mais a situação.
O plano nutricional que será elaborado deve focar nas políticas públicas que combatem o ciclo da pobreza no Amazonas.

Juliano Domingues, da Radioagência NP
Fonte:
http://www.radioagencianp.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2953&Itemid=1