09 fevereiro 2008

O Fórum Social Mundial na Amazônia já começou

Por Elen Pessôa, do Instituto Amazônia Solidária e Sustentável

No último dia 26 de janeiro ocorreram diversas manifestações pelo mundo por conta do Dia Mundial de Mobilização Global Pró-FSM. Em Belém do Pará, cidade-sede do Fórum Social Mundial (FSM) que se realizará em janeiro de 2009, a participação das organizações, movimentos sociais, instituições, e de pessoas que não costumam participar destes momentos foi expressiva. Belém foi a cidade que conseguiu concentrar, em nível mundial, segundo a direção nacional do FSM, o maior numero de participantes em um cortejo, na ordem de 6.000 a 8.000 pessoas. A Semana de Ação Global realizada nesta cidade amazônica, entre os dias 23 a 25 de janeiro, contou com seminários e diversas atividades autogestionárias.
O cortejo do dia 26 mostrou a diversidade político-cultural brasileira e regional, e através de atos encenados foi possível perceber questões debatidas mundialmente por organizações e pelos movimentos sociais como: meio ambiente, globalização, multiculturalismo, guerra e paz, entre outros temas, questões, portanto, de ordem política, social, econômica, cultural e ambiental.
Essa resposta dos participantes é um indicador de que a articulação Pró-FSM na Amazônia está no caminho certo, e que continuará a se fortalecer e buscar mais ainda o apoio e participação de todas as organizações já envolvidas, daquelas que tenham interesse em participar, bem como das pessoas que nunca participaram desse tipo de mobilização.

Foto de Lucivaldo Sena (Cortejo realizado no dia 26.01 em Belém/Pará/Amazônia/Brasil)